sobre o Natal

Descubra 5 curiosidades sobre o Natal ao redor do mundo!

Não somos só nós, brasileiros, que esperamos ansiosos pela chegada do dia 25 de dezembro. Para nós, a data tem cunho religioso, e ainda coincide com um período de férias e com a oportunidade de reunir-se com familiares que vivem mais distantes.

Você sabia que, no mundo todo, há diferentes concepções sobre o Natal e diversas maneiras de comemorá-lo? Podemos considerar que cerca de 160 países do mundo comemoram a data. E isso acontece mesmo nos locais onde o cristianismo não é a principal religião.

Assim como você provavelmente já está animado com os preparativos para o grande dia, pessoas de todo o planeta também já realizam algum movimento nesse sentido. Mas de diferentes maneiras.

Pensando nisso, preparamos abaixo uma lista com 5 curiosidades sobre o Natal ao redor do mundo.

1. Cantos de Feliz Natal em diferentes idiomas

Quando pensamos em músicas natalinas, é comum que nos venha à mente a famosa “Noite feliz”. Mas você já parou para pensar que países com outros idiomas oficiais também têm seus cantos para comemorar o Natal? Nos países de língua inglesa, temos o “Deck the halls”, que pode ser traduzido como “Decore os salões”.

Nos países de língua espanhola da América Latina, temos “El burrito de Belén”, traduzida como “O burrinho de Belém”. A alemã “o du fröhliche” pode ser traduzida para o português como “Ó noite abençoada”.

Ainda falando em América, existe a clássica “Feliz Navidad”, que mistura 20 palavras de 2 idiomas diferentes em uma única canção. Para quem estuda inglês e espanhol, está aí uma ótima oportunidade de praticar a língua.

2. Decoração com picles alemão

No centro-oeste dos Estados Unidos, famílias costumam comemorar o Natal com o tradicional Weihnachtsgurke.

A tradição consiste em pendurar um ornamento em forma de picles de origem alemã entre os ramos da árvore de Natal. A primeira criança a encontrá-lo na manhã seguinte à ceia ganha uma guloseima.

3. Frango frito japonês

Japoneses, sejam eles budistas ou xintoístas, costumam comer frango frito na ceia de Natal. Estima-se que a tradição é praticada por mais de 3 milhões de famílias.

Mas não pense que todos tiram as frigideiras do armário nessa data: muitos optam por comprar a iguaria pronta, o que fez com que redes de fast food especializadas prosperassem na região e desenvolvessem um cardápio especial para a ocasião.

4. Natal em janeiro em Moscou e Kiev

Embora  o Natal ocorra em 25 de dezembro na grande maioria dos países, não devemos tomar essa data como oficial.

Em algumas localidades, a comemoração ocorre em dias diferentes. Em Moscou e Kiev, por exemplo, a data é comemorada em 7 de janeiro. A explicação é que estas e outras regiões de tradições ortodoxas seguem o calendário juliano no lugar do gregoriano.

5. O Halloween da Áustria

Não, não erramos de data: a tradição de sustos na Áustria acontece no Natal, e não no Halloween.

Na primeira semana de dezembro, as pessoas se fantasiam de Krampus (uma espécie de demônio que é ajudante do Papai Noel). As crianças acreditam que a criatura anda com um saco para capturar aqueles que foram desobedientes durante o ano.

Esperamos que este post tenha sido interessante para você que adora ler sobre o Natal. Percebeu como o mundo é formado por diferentes culturas? Se você gostou do post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

Arabera Traduções

O blog Arabera: aqui te damos as melhores dicas para traduções e interpretações.

Sem comentários

Cancelar