marketing internacional

Como o marketing internacional pode ajudar empresas a crescerem?

Vivemos em uma sociedade a cada dia mais moderna e globalizada. É por isso que alguns gestores recorrem ao marketing internacional, que ajuda a tornar a empresa conhecida também em outros países. Trata-se da abertura de oportunidades para novos negócios e mercados, de modo a incorporar diferenciais em relação aos concorrentes.

Marketing internacional pode ser entendido como as estratégias voltadas exclusivamente para empresas multinacionais. Se divulgar a sua empresa para um público conhecido, muitas vezes, não é fácil, o que dizer então de dialogar com pessoas que vivem em culturas e contextos totalmente diferentes do que estamos acostumados?

Se você deseja entender como funcionam essas estratégias, continue lendo. Preparamos algumas dicas para você aplicá-lo à sua empresa.

Crie uma rede de contatos

Hoje em dia, temos a vantagem de que o marketing internacional não é algo reservado somente às grandes empresas. Instituições de pequeno e médio porte já têm acesso a diversos mercados e, para comunicar-se com esses canais, é importante criar uma rede de contatos.

Devemos levar em conta, entretanto, que se tratam de públicos diferentes do que conhecemos. São pessoas que têm interesses, gostos e conceitos específicos. Também é importante considerar que esse público tem acesso a grande variedade de mercadorias, apresentadas sob as mais diversas formas, o que dificulta a aceitação do seu produto como único.

Montar uma lista de contatos de possíveis clientes e parceiros internacionais é uma forma de direcionar novidades a esse público. É assim que eles têm a oportunidade de conhecê-lo de maneira mais próxima, criando relações de confiança que antecedem as transações comerciais. Só não se esqueça de disponibilizar materiais traduzidos para se comunicar com esses públicos.

Internacionalize por país

Antes de conquistar novos públicos, você precisa determinar onde deseja tornar a sua empresa conhecida. Nem sempre as estratégias válidas para determinado país funcionarão, de fato, em qualquer mercado internacional. É por isso que é importante direcioná-la.

O primeiro passo nesse sentido é analisar onde o seu produto tende a ter melhor aceitação. A partir daí, você pode traçar as estratégias necessárias para divulgá-lo diretamente ao público em questão. Quando se tem ideia de quais mercados podem ser férteis, não se perde tempo e energia investindo em locais onde dificilmente sua empresa se tornaria reconhecida.

Considere as particularidades de cada cultura

Cada país tem suas questões culturais, que determinam a maneira pela qual uma propaganda ou produto serão aceitos. Nem sempre uma única forma de apresentação e abordagem causa as mesmas reações em qualquer lugar do mundo. Cada público receberá a sua propaganda, analisando-a a partir de valores e conceitos pré-estabelecidos.

É por isso que, ao divulgar sua empresa para diversos países, você precisa traçar estratégias específicas para cada um, respeitando a maneira de pensar e os traços culturais daquele povo. Tal atitude permite uma abordagem mais direcionada, que faz com que as pessoas se sintam acolhidas e exclusivas, fator fundamental na hora de ganhar a preferência de um público.

Como se pode ver, o marketing internacional tem tudo para tornar a sua empresa conhecida em diversas partes do mundo. Entretanto, não é possível generalizar estratégias: cada país exige a criação de uma estratégia diferente, pensada exclusivamente para aquele público.

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